Aos que virão!

Quer queiramos ou não, os mitos alimentam os nossos sonhos e justificam a nossa existência.
Este blog reverencia os mitos deste nosso Cariri Encantado.

terça-feira, 1 de junho de 2010

CRÔNICA DE OLIVAL HONOR

A CELEBRAÇÃO DO ENCANTAMENTO

(Lida pelo radialista Heron Aquino como "A Crônica da Cidade" no programa radiofônico veiculado pela Radio Educadora do Cariri, no dia 01 de junho de 2010, ao meio dia e trinta minutos)

Foi no último sábado deste recém-findo mês de maio, quando o Crato Tênis Clube completou sessenta anos de fundação. Por inspiração de dois dos mais brilhantes intelectuais de nossa cidade – Luiz Carlos Salatiel e Carlos Rafael Dias- promoveu-se nos salões da querida agremiação recreativa, um inédito evento que se chamou com rara e feliz propriedade “A Celebração do Encantamento”.
Inicio parabenizando os dois jovens idealistas das artes em nossa terra, pela escolha da denominação. Encantamento é um substantivo mágico, síntese de emoções exclusivas a pessoas especiais. Sua formação vernácula tem raízes profundas no cadinho das sensitivas que habitam a alma humana. O seu poder de sensibilizar é ainda um mistério que a psicologia procura em vão esclarecer. Encantar seria mudar a roupagem das idéias e transportá-las para outra esfera do entendimento, onde a presença do belo contagia os conceitos e suas variações infinitas criadas pelas artes e pela cultura que lhes dão legitimidade. São essas infinitas variações as responsáveis pelo sucesso dos eventos puramente espiritual, como ocorreu sábado. Os que ali compareceram, homenageados ou não, de lá saíram encantados, graças exatamente a esse doce mistério que envolve as produções artísticas ou literárias. Esse fenômeno – é preciso que se diga- é gerado pela mágica que transforma palavras em poemas, conceitos em preceitos, ganga bruto em gema rara lapidada pelas mãos do artista.
Os dois consagrados intelectuais – Luiz Carlos e Carlos Rafael – são mentores e dirigentes da Oca –Officinas de Cultura, Artes e da revista virtual CaririCult, que inspiram e desenvolvem atividades culturais abrangentes, homenageando e oferecendo espaço àqueles que se dedicam ao exercício de suas variações artísticas.
Pelo dito e pelo muito que ficou a dizer, estamos de parabéns, eles e todos nós, os amantes das artes e da cultura.
Crato, 01-junho -2010
Olival Honor
Esta postagem está sendo publicada por solicitação do autor.

Sentimo-nos alegres e cheios de orgulho pelas palavras tão carinhosas deste cronista que aprendemos a admirar.
Luiz Carlos Salatiel e Carlos Rafael Dias

Um comentário:

  1. A "pena" do cronista Olival Honor é leve pela competência das palavras tão bem escritas; pela coerência com que as que descreve e pela sua impecável elegância de estilo.

    Sua "pena" só peca quando pesa no desmedido elogio a uma ínfima réstia de luz da festa (os realizadores dela); quando o mérito maior foi daqueles que brilharam com luz própria:

    Os artistas homenageados...

    ResponderExcluir