Aos que virão!

Quer queiramos ou não, os mitos alimentam os nossos sonhos e justificam a nossa existência.
Este blog reverencia os mitos deste nosso Cariri Encantado.

domingo, 6 de junho de 2010

Vive la Différence!


A quem possa interessar.
Faz tempo que deixei de gostar dos shows que acontecem na Expocrato. Apenas a possibilidade de reencontrar alguns amigos não me faz perder todo o interesse pela festa. Aqueles espetáculos ridículos de cantores gasguitas com bailarinas de bundas expostas regados a alcool, aditivos, barbitúricos e outras drogas só se afinam mesmo com o que lá se ouve. Salvam-se alguns palcos menores como os da Rapadura Cultural, da Fundação Mestre Elói ou, se acontece, o da Urca (?).
Quando na época - alguns anos atrás -se tentou brigar por um palco onde a nossa musicalidade se inseria - movimento gestado pelo Coletivo Camaradas, Alexandre Lucas e outros artistas - eu não me envolvi porque sabia que não queria minha música fazendo parte desse "negócio".
Houve uma rara exceção em que a ExpoCrato foi diferente: Rosemberg Cariry foi Secretário de Cultura e redefiniu a participação dos artistas locais e nacionais.
Hoje você compra a festa do poder público e faz dela o que bem entender, contanto que dê lucro, afinal nosso estado capitalista só enxerga a força da grana "que ergue e destrói coisas belas".
O meu trabalho artístico/musical não serve para essa enorme "churrascaria". Quase nunca faço shows fora de teatro.
É perda de tempo brigar por espaço nesse modelo de gestão de uma Expocrato onde se vende e se compra tudo, menos minha arte.
Para que tenhamos noção comparativa do que se faz dela e do que poderia ser feito, acessemos os sites da ExpoCrato 2009 e do FIG - Festival de Inverno de Garanhuns 2009, que acontecem no mesmo período, recebem apoio dos governos federal e estadual e concorrem a editais para outros patrocínios.
ACESSEM:

Festival de Inverno de Garanhuns:
http://www.fig.com.br/programacao.php

EXPOCRATO:
http://www.expocrato.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário