Aos que virão!

Quer queiramos ou não, os mitos alimentam os nossos sonhos e justificam a nossa existência.
Este blog reverencia os mitos deste nosso Cariri Encantado.

domingo, 30 de maio de 2010

Sobre a "Celebração do Encantamento" ! - Outros Comentários.

BLOG DO CRATO
Dihelson Mendonça disse...

Olá, Amigos,

"...Mas o que queria dizer agora, que acordei ( São 17:15 ), depois de uma noite maravilhosa de encantamentos, é que a celebração realizada ontem no Crato Tênis Clube foi um evento maravilhoso que há muito tempo precisava ser feito aqui. Eu sempre cobrei de nossos colegas da cultura, e até da Secretária de Cultura que se fizesse algo assim, no intuito de lembrar ao poder público quem é quem no Cariri. Quem faz arte, quem escreve, quem toca, quem canta, o que faz cada um.
No evento, só faltou uma coisa, Salatiel, que a gente se esqueceu, e que seria EXTREMAMENTE importante: Era pra ter convidado o Prefeito, o Vice, todos os Secretários, os Deputados, os Vereadores...enfim, todos que fazem parte do poder público, a fim de que essas pessoas possam ter idéia do que seja a classe artística. Uma espécie de MOSTRA. Porque eu tenho quase certeza que a maioria dessas pessoas que eu falei, não conhece todos aqueles artistas nem sabem o que eles fazem. E seria bom que cada equipe demonstrasse o seu talento no evento. Essa união, integração, teria sido muito importante. E convidar também o resto do público, afinal, o povo tem de ir aonde a arte está, e infelizmente a celebração era mais para os artistas. Quase todos que ali estavam, já eram ligados às artes.
Eu sempre defendi a idéia da popularização da Arte. Critico sempre os modelos do BNB e do SESC, que realizam as coisas a portas fechadas, eventos belíssimos que custaram milhares de reais e ficam perdidos em salas do Cariri para 40 pessoas e nunca mais se vê nem se registra.
Conversando uma vez com o Anastácio, antigo diretor do CCBNB cariri, ele não gostou das minhas duras críticas, porque eu disse "que o BNB deveria fazer aquilo em Praça Pública, para milhares de pessoas verem e não a portas fechadas". Ele disse que isso não era tarefa para o BNB, e sim para a prefeitura, governo do estado, etc... não concordo. Acho que BNB, SESC e outros têm um dever para com a Sociedade. Como sempre escrevo em minhas crônicas "É preciso deselitizar as Artes e a Cultura". Tirar das portas fechadas. O povão precisa ter contato com os grandes valores, mas a verdade é que o povão está submetido a uma massificação horrível pelos meios de comunicação.
Até quando teremos Artes Elitizadas ? O povo precisa participar do processo.
Então, eu vejo com muito carinho o evento realizado ontem. Eu sei pela entrevista que fiz com Salatiel logo mais disponibilizada nos Blogs, que foi uma coisa que foi concebida inicialmente para o programa de Rádio e foi estendida um pouco mais para todos os artistas. Foi uma boa idéia, que precisa ser apoiada por toda a classe artística. É muito difícil reunir todos os artistas num só lugar. NEM PREMIANDO ELES VÃO...

Mas o evento foi um sucesso, e esperamos ver outros do gênero aqui no Cariri, realizados por outras pessoas também, pelo poder público que valorize, e por todos que amam as Artes e a Cultura do Cariri.

Somente assim poderemos tirar o povo da miséria cultural em que se encontra, que aliás, de todas as misérias humanas, a falta de acesso à educação e à cultura, é a pior delas."

Abraços,
Dihelson Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário